Bassani Odontologia
Especialidades

Odontopediatria & Crianças com necessidades Especiais

A odontopediatra  atua promovendo saúde, através da capacitação de indivíduos ,incluindo bebês, crianças e os responsáveis por estes, a fim de melhorar o controle dos determinantes de saúde geral e bucal, como as condições econômicas , politicas ,ambientais, contexto social e comunitário, comportamento relacionado à saúde bucal e o indivíduo .

Com a evolução desta especialidade, conseguimos atuar em clínica,em diversas áreas , desde o desenvolvimento da dentição decídua ( dentição de leite),mista e permanente, na fase pré natal, orientando diretamente a gestante, sobre a importância da construção de um modelo de saúde bucal, no período gestacional.

Através da psicologia interligada à Odontopediatria, abordamos a criança de forma adequada à cada faixa etária , a fim de criarmos um vínculo positivo com o Odontopediatra, promovendo sua saúde de forma integral e individualizada.

No período gestacional( Puericultura),através da abordagem preventiva, fornecemos informações relevantes sobre o cuidados que a mãe deverá ter com seu bebê logo após o nascimento, sobre aleitamento materno,uso de chupetas, mamadeiras e introdução de diversos alimentos na dieta.

Já o atendimento odontológico de bebês ,pode ser iniciado antes da irrupção do primeiro dente decíduo ( dente de leite), antes dos 6 meses de idade, com o intuito de prevenir o aparecimento de sinais e sintomas de doenças bucais ou até mesmo com uma abordagem curativa,minimizando a incidência e extensão das mesmas, através de reeducação de hábitos orais saudáveis .Neste período, conseguimos acompanhar e monitorar o crescimento crânio facial, avaliar o desenvolvimento da dentição decídua e permanente , checagem das imunizações, o aleitamento materno, a alimentação complementar, suplementação vitamínica, higiene bucal e prevenção de acidentes.
Este atendimento impacta diretamente na saúde bucal e geral da criança, uma vez que hábitos estabelecidos na primeira infância representam os valores e cuidados que a criança adquire para a vida toda.

Na infância , o Odontopediatra interage com a criança e o núcleo familiar, a fim de criar um contato positivo, com o objetivo de realizar um exame clínico , diagnosticar e realizar um planejamento odontológico, visando um tratamento adequado. Coletamos dados importantes no primeiro atendimento,como história médica, dentária e hábitos,além da abordagem do paciente , através do exame físico geral, extrabucal e intra-oral. O plano de tratamento visa, além de restabelecer a saúde bucal, promover a manutenção da mesma. Os retornos clínicos periódicos são individuais para cada paciente , é determinado com base no risco e atividade da doença cárie, doença periodontal,maloclusões, hábitos de higiene e dieta e na motivação e cooperação da criança e do núcleo familiar.

O diagnóstico precoce de algumas enfermidades e alterações bucais na infância,promovem um melhor prognóstico e tratamento das mesmas, como as alterações de língua, lábios,cistos,processos proliferativos não neoplásicos, mucocele,rânula,lesões ulcerativas, manifestações de doenças infecciosas, neoplasia benignas e malignas.

O Odontopediatra atua na área da cariologia, avaliando diretamente a doença cárie, os sinais, sintomas e todos os processos envolvidos na prevenção, no controle e tratamento.Na infância, quando a higiene e a alimentação da criança não é adequada , pode ocorrer também a doença periodontal, conhecida como gengivite, a qual é reversível ,e seu tratamento consiste no controle mêcanico da placa bacteriana.

Durante o período de irrupção dos dentes, decíduos ou permanentes, podemos observar clinicamente a ocorrência de alterações na estrutura destes, como hipoplasia de esmalte , devido à um trauma ou infecção periapical ou amelogênese imperfeita hipocalcificada, distúrbio ocorrido

na fase de calcificação no período pré natal ,tendo que ser reabilitado , por meio da dentística, o mais precoce possível, a fim da criança ter qualidade de vida na infância.
Dentre as condutas não invasivas na Odontopediatria, além da observação e controle de lesões de cárie não cavitadas em esmalte, podemos realizar aplicação de selantes resinosos nos dentes decíduos( dentes de leite) e dentes permanentes, baseado em avaliação rigorosa da atividade de cárie da criança, da estrutura dental e momento oportuno.

Quando a doença cárie ou o trauma dental ,acomete a região pulpar,realizamos o tratamento endodôntico, a fim de evitar infecções, dor, reestabelecendo a sua estrutura e funcionalidade, até sua esfoliação fisiológica , com o aparecimento dos dentes permanentes.

Algumas cirurgias na Odontopediatria, são realizados em tecidos duros, como remoção de dentes decíduos, dentes anquilosados, dentes supranumerários,odontomas, e em tecidos moles, como ulotomia,ulectomia,frenectomia labial, frenectomia lingual , cistos na maxila ou mandíbula.

A frequência de traumas dentais na infância é alta, principalmente no período pré escolar, nas crianças de 1 a 3 anos de idade, principalmente quando começa engatinhar,sentar,andar e correr.Os traumas podem promover lesões nos tecidos moles da face, como laceração, contusão,abrasão , nos tecidos periodontais, como concussão, subluxação, luxação lateral,luxação extrusiva,luxação intrusiva , avulsão e nos dentes, trinca de esmalte,fratura de esmalte, dentina com ou sem envolvimento da polpa, fratura coronorradicular, radicular e alveolar.É necessário realizar um diagnóstico minucioso do trauma, a fim de proporcionar um tratamento mais efetivo à criança.

Embora ocorra a troca dos dentes de leite, estes apresentam uma influência significativa no crescimento e desenvolvimento da criança de forma geral,promovendo uma base correta para a respiração, alimentação, fala , harmonia estética corporal como localmente, na promoção de espaço para a dentição permanente, minimizando hábitos parafuncionais e prevenindo más oclusões.No caso de destruições coronárias extensas,podemos reabilitar os dentes decíduos diretamente em resina, com o uso de matrizes de acetato,facetas estéticas ou restaurações indiretas com coroas em resina e aparelhos removíveis mantenedores de espaço estético funcional. Quanto à destruição total coronária ou com o remanescente dentário enfraquecido, após o tratamento endodôntico, utilizamos pinos intrarradiculares. Outro recurso terapeútico na reabilitação de dentes decíduos, é a prótese fixa com cursor, adesiva ou com bandas ortodônticas.

O Odontopediatra orienta, educa e acompanha os pacientes infantis, para que apresentem um desenvolvimento harmonioso das estruturas estomatognáticas, permitindo a evolução das funções básicas, como mastigação, deglutição e a fonação.Alguns hábitos parafuncionais por tempo prolongado, afetam estas funções, pois contribuem para um posicionamento inadequado dos dentes , uma desarmonia no desenvolvimento da maxila e mandíbula , afetando também as estruturas miofuncionais, lábios,língua, bochechas e palato.Dentre estes hábitos , são considerados, sucção de chupeta,mamadeira,dedo ou lábio, respiração bucal, deglutição atípica, Bruxismo.Nos casos de alterações bucais irreversíveis ,ideal o mais precoce possível, iniciar o tratamento ortodôntico e ortopédico, com aparelhos removíveis ou fixos preventivamente.

O tratamento odontológico de crianças com necessidades especiais, requerem um atendimento diferenciado, já que possuem diversas particularidades, independente se possui uma alteração sistêmica, neurológica,doença genética ou comportamental. É imprescíndivel, realizar a consulta com o Odontopediatra o mais precoce possível, a fim de conseguir manter uma boa saúde bucal. É fundamental contatar os profissionais de outras áreas que acompanham o paciente, como o pediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, trabalhando em equipe de forma Transdisciplinar.